31.10.09

Por que me persegues?


Na estrada de Damasco...
Um susto.
Cavalos momentaneamente bípedes,
De olhos arregalados...
Arfantes.
Relinchos de apavoramento.

Um homem cai ao chão
Num estrondo surdo.

A escuridão toma conta do seu universo.

Ouvidos se abrem a uma voz interna:
_ Por que me persegues?

Depois,
Numa cama rota,
O toque de alguém que,
Guiado pela mesma voz,
Viera ao seu encontro.

A luz se fez novamente.

A partir daí,
Cólera deu lugar à obstinação;
Intemperança deu lugar à fé;
A chama passou a ser conduzida
Por aquele que antes,
Cego para muito além da cegueira,
Arrancava olhos...
Completamente desdentado...
Extraía dentes.


Frederico Salvo


**********************************
Direitos efetivos sobre a obra.


PAULO DE TARSO

O apóstolo Paulo de Tarso, cujo nome original era Sha'ul ("Saulo") (Tarso, c. 9 — Roma, c. 64) é considerado por muitos cristãos como o mais importante discípulo de Jesus ("Yeshua") e, depois de Jesus, a figura mais importante no desenvolvimento do Cristianismo nascente.
Paulo de Tarso foi um apóstolo diferente dos demais, por ter dado maior ênfase aos irmãos gentios, pois seu chamado era destinado a eles que estavam espalhados pelo mundo (Atos 13:47). Paulo, assim comos os outros Verdadeiros Apóstolos, também teria visto Jesus Cristo (Atos 9:17, I Coríntios 15:8, dentre outros textos). Paulo era um homem culto, pois era fariseu seguidor de rabi Gamaliel. Destaca-se dos outros apóstolos pela sua cultura, considerando-se que em sua maioria era de pescadores. A língua materna de Paulo era o grego. É provavel que também dominasse o aramaico.
Educado em duas culturas (grega e judaica), Paulo fez muito pela difusão do Cristianismo entre os gentios e é considerado uma das principais fontes da doutrina da Igreja. As suas Epístolas formam uma secção fundamental do Novo Testamento. Alguns afirmam que ele foi quem verdadeiramente transformou o cristianismo numa nova religião, e não mais uma seita do Judaísmo.
Foi a mais destacada figura cristã a favorecer a abolição da necessidade da circuncisão e dos estritos hábitos alimentares tradicionais judaicos. Esta opção teve a princípio a oposição de outros líderes cristãos, mas, em consequência desta revolução, a adoção do cristianismo pelos povos gentios tornou-se mais viável, ao passo que os Judeus mais conservadores, muitos deles vivendo na Europa, permaneceram fiéis à sua tradição, que não tem um móbil missionário.

MISSÃO DE DAMASCO

Saulo, ferveroso defensor da tradição judaica (e por isso talvez mesmo um zelote), foi enviado a Damasco para fazer face à agitação dos seguidores do "Caminho".
Foi durante esta missão a Damasco que Saulo tomou o partido dos cristãos que perseguia anteriormente. Foi aqui que Paulo, indo no caminho de Damasco, já perto da cidade, viu um resplendor de luz no céu que o cercou, e caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que me persegues?". (Atos 9.1-22) Paulo muda de lado. A esta mudança de partido ele fez corresponder uma mudança de nome. Abandonou o nome Saulo e, deste momento em diante, fez-se conhecer como Paulo.
(texto Wikipédia)

Um comentário:

Anônimo disse...

Fred: muito bonito o poema sobre Paulo de Tarso e tb o comentário histórico.Aprendi sobre ele em estudos judaicos e não católicos, para quem basta o apóstolo-não sem razão,parece.Abs, Tilah.