2.12.11

Haikai***


Miúda assim; Perfeita síntese.
Nem um milhão de versos meus seriam
Exatamente como fantasiam
Os sonho meus. Nem chegam próximas

Do que em ti de mim foi condensado,
As rimas desses versos, as metáforas,
Nem mesmo as mais translúcidas, diáfanas,
Conseguem traduzir o teu legado.

Pois tudo que se quer pode ser pleno,
E o que é imenso cabe no pequeno
Sussurro que da tua boca sai.

Por ser o universo resumido,
Na tua existência estar contido...
És minha poesia em haikai.


Frederico Salvo

***forma poética de origem japonesa, que valoriza a concisão e a objetividade. Os poemas têm três linhas, contendo na primeira e na última cinco caracteres japoneses (totalizando sempre cinco sílabas), e sete caracteres na segunda linha (sete sílabas).

Deixo aqui também um pequeno haikai:

Espelho, espelho meu...
Há,(o céu disse ao mar),
Alguém mais belo que eu?

Frederico Salvo

Nenhum comentário: